quinta-feira, 15 de maio de 2014

Diversos 12/05/2014 - 15/05/2014


12/05/2014 - A ESSÊNCIA DO NOSSO DEUS

Mas tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, e sofredor, e grande em benignidade e em verdade. Salmo 86.15
Quando a Palavra lhe é revelada, Deus está mostrando uma porta pela qual você deve entrar para receber o que ela anuncia. Como Jesus, precisamos bater para que ela se abra, pois todos aqueles que baterem nas portas que foram mostradas pelo Senhor – as revelações da Palavra – podem esperar que elas sejam abertas (Lc 11.10). Então, poderão adentrar, pegar o que quiserem entre o que lhes foi desvelado e desfrutar das bênçãos.
O salmista compreendeu que Deus era cheio de compaixão. Segure o que você entender dEle, pois, mais cedo ou mais tarde, esse entendimento lhe será muito útil. Sem dúvida, o Mestre é o melhor de toda a Terra. Suas lições nunca são dadas por acaso e Suas explicações são mais do que a resposta completa sobre um assunto. A revelação da Verdade traz o poder necessário, a fim de equipá-lo de virtude para vencer sua batalha.
Em todas as Suas obras, a piedade – o amor do Senhor – está presente. O Onipotente não faz nada por maldade, ódio ou ressentimento. Ainda que esteja executando o juízo, Ele sabe separar os que creem no Seu Nome. A mente dEle é milhões de vezes mais veloz do que a nossa e, em uma fração milimétrica de segundo, Ele encontra solução para qualquer problema, e tudo dentro do Seu amor.
A única atitude que Deus pede a nós é que Lhe agrademos, andando por fé e não por vista (2 Co 5.7). Se desprezarmos a fé e considerarmos o que vemos como verdadeiro, desagradaremos ao Senhor, o qual quer que você viva, olhando para si mesmo como Ele o vê. Apesar de sermos falhos e, muitas vezes, deixarmo-nos levar pelas sugestões do inimigo, devemos ser o que a Palavra revela sobre nós.
O Altíssimo é sofredor. Ele não desiste de nós, embora não pensemos duas vezes em mentir para salvar a nossa pele. No entanto, por que fazer algo ruim e, depois, negar tudo ao sermos indagados sobre tal ato? Não sabemos que a resposta mentirosa é outro pecado, o qual ficará aberto em nossa ficha até resolvermos confessá-lo? Entretanto, um dia, Deus deixará de sofrer a nossa perversidade e, então, ai daquele que não teve juízo.
O Senhor é grande na esperança bondosa, ou na bondade esperançosa; porém, chegará o dia em que a Sua paciência se esgotará. Quando destruiu a humanidade nos dias de Noé, no Dilúvio, Ele falou que não contenderia para sempre com o homem (Gn 6.3). Porém, não se acostume a errar, achando que o Senhor não Se importará com isso. O pecado cria uma muralha que nos separa dEle e encobre o Seu rosto (Is 59.2).
Não há desculpa aceitável para os atos pecaminosos.
Deus é a Verdade (Jo 14.6)! Quem diz a Verdade manifesta a justiça (Pv 12.17). A verdade nunca envergonha, mas liberta, cura e dá dignidade a quem a assume. Ela é poderosa, cheia de majestade, separa-nos das labaredas do fogo, faz tremer o deserto onde, muitas vezes, à feitura de Jesus, somos levados para sermos tentados pelo diabo (Mt 4.1), dá-nos força e nos abençoa com a paz.

13/05/2014 - CUMPRA COM ALEGRIA SUA MISSÃO

Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Atos 20.24
O apóstolo Paulo tinha um entendimento sobre a importância da alegria, que o fazia ser realizado no ministério. O salmista Davi havia dito que ela é indispensável no serviço que fazemos para o Senhor. Jesus afirma que a alegria deve ser completa (Jo 15.11) e vem no momento em que Ele visita o nosso coração. Quando isso ocorre, podemos tomar posse de tudo o que nos foi prometido. A alegria do Senhor nos realiza por inteiro.
É evidente que o apóstolo prezava sua vida, mas, por entender a importância da chamada divina, ele não a tinha por preciosa, pois havia encontrado algo infinitamente melhor. Quem ainda não sabe o que Deus quer dele vive como as demais pessoas, apenas pensando em si. Essa fase para o cristão é perigosa, pois ele pode ser influenciado por alguma tentação e, caso isso ocorra, não entrará no Reino de Deus.
Jesus disse que quem perder a sua vida por amor a Ele a encontrará de novo; porém, aquele que quiser guardá-la, por medo de obedecer ao Ide (Mc 16.15), irá perdê-la (Mc 8.35). Examine-se e veja se você tem feito a sua vontade ou a do Senhor; certamente, já sabe o que Ele espera de você. Se o meu prezado leitor for achado em falta, haverá punição. Dê prioridade máxima ao que lhe foi ordenado.
Assim como Paulo, devemos procurar servir a Deus com alegria, pois, sem ela, será impossível ter esse privilégio. Ela nos é concedida quando a Palavra é revelada a nós. Nesse momento, é como se Cristo nos visitasse pessoalmente. O Senhor não aceita que Lhe sirvamos com o coração triste, semblante emburrado ou de mau humor.
Com a alegria do Senhor, você será feliz em todos os sentidos. Somos ordenados a testemunhar da Verdade, mas, para melhor entendermos o que Deus quer que façamos, temos de dar atenção ao que o Pai nos fala. Quando cumprimos os mandamentos, conseguimos um entendimento que nos dará cem por cento de acerto em tudo.
A nossa chamada é para testemunharmos da Boa Notícia da graça de Deus. É isso que o apóstolo disse que fora enviado a cumprir. Essa ordem pesa sobre todos nós. Se assim agirmos, veremos amigos, parentes e desconhecidos virem até nós para agradecer pelo que fizemos em seu favor. Esforce-se para dar testemunho das Boas-Novas.
Somos altamente privilegiados, pois o Altíssimo nos considerou aptos para dar aos nossos semelhantes o testemunho da Verdade. Com isso, nos Céus, veremos o quanto Ele nos amou por nos ter concedido tal oportunidade. Lá, seremos recompensados até por um copo da Água da Vida que tivermos dado a alguém.

14/05/2014 - NEGLIGENTES PARA OUVIR

Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação, porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Hebreus 5.11
A razão de existirem incontáveis pecados e fracassos de todos os tipos no meio de muitos círculos cristãos é a falta de ensinamento correto das Escrituras Sagradas ou a negligência de algumas pessoas para ouvir o que o Senhor lhes tem dito. O Todo-Poderoso não pode fazer nada além daquilo que nos promete; por isso, um dos motivos de sermos ordenados a pregar a Boa Notícia é para que o povo aprenda seus direitos em Cristo e os reivindique.
O descuido em relação ao que a Bíblia ensina sobre a saúde tem levado muitos a ficarem incapacitados para o trabalho, estando sempre em tratamentos médicos e psiquiátricos, ou partindo cedo para a eternidade. Quem não faz tudo para bendizer o Senhor abre a porta para o diabo atacá-lo e vencê-lo com seus males. A advertência de Jesus é que guardemos o que temos, a fim de que ninguém tome a nossa coroa (Ap 3.11).
A única explicação para alguns cristãos não prosperarem é o desleixo em ser dizimista, ofertante e patrocinador da divina obra. O descumprimento das ordenanças dos Céus sobre o sustento da obra de Deus impede o poder do Altíssimo de executar as Suas promessas. Quem não obedece ao que o Senhor diz, quando precisar, verá que sua omissão ou rebeldia impossibilita a mão divina de operar em seu favor.
A displicência em se manter casto, santo e dedicado ao Todo-Poderoso faz o mundanismo invadir a igreja, degenera a sociedade e mantém os perdidos aprisionados espiritualmente. Se os filhos de Deus perdem o zelo pela Palavra, as operações do inimigo começam a abundar. A falta de cuidado dos cristãos em se apresentarem como obreiros aprovados do Evangelho deixa uma lacuna para as tentações oprimirem e dominarem o povo de Deus.
A Igreja de Jesus não pode ficar estéril, sem libertar os pecadores e problemáticos. Ela tem de ser a embaixada da Verdade, onde Deus opera constantemente; um lugar de libertação, no qual todos os problemas são solúveis no Senhor. No entanto, por não serem ensinados na Verdade, muitos de Seu povo têm se deixado levar pelas tentações e caído em pecado, envergonhando a obra do Pai celestial.
Os negligentes estão enterrando os talentos que poderiam levá-los a experimentar o melhor de Deus (Mt 25.25-27). O descuido de muitos os tem tornado servos do diabo, enchendo-os de todo o tipo de erro e sofrimento. No último Dia, em que haverá a prestação de contas, eles verão o quanto lhes custará a falta de zelo para com o que Deus lhes revelou. Enterrar o talento é um dos piores pecados que alguém pode cometer.
Não deixe o diabo fazê-lo desleixado nos assuntos de Deus. Nas Escrituras, você descobre o que lhe foi dado a fazer. Portanto, não aceite as sugestões do maligno. O Senhor não é Deus de confusão, e o que Ele lhe falou para sempre permanecerá como a vontade dEle para a sua vida (1 Co 14.33).

15/05/2014 - APROVADOS POR DEUS

Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova o nosso coração. 1 Tessalonicenses 2.4
O Senhor fez importantes declarações a nosso respeito nas Escrituras. Ele disse, inclusive, que nos recebeu por filhos, o que é muito importante (Jo 1.12); nossos pecados foram perdoados e deles Ele não mais Se lembra (Jr 31.34); somos Seus herdeiros e co-herdeiros com Jesus (Rm 8.17); se habitarmos sob Suas asas, descansaremos à Sua sombra, e nenhum mal nos sucederá (Sl 91). Porém, uma das maiores é esta: fomos aprovados por Ele.
Ele nos aprovou para que nos fosse confiado o Evangelho, que é o poder de Deus. Ora, o Seu poder agora está sob o nosso governo e a nossa vontade. Por isso, se ouvirmos da Sua Palavra que algo nos pertence, não precisamos esperar mais para tomar posse daquilo; basta simplesmente assumirmos isso pela fé em o Nome de Jesus. Não há mais por que sofrer ou ficar esperando que, um dia, Ele resolva atender-nos, pois já fomos abençoados.
Agora, somos ministros do Novo Testamento. Assim sendo, se encontrarmos alguém em sofrimento, temos o poder para aniquilar o mal na vida desse indivíduo. Se Ele nos envia a algum lugar, vamos como solucionadores dos problemas daquelas pessoas; logo, não há por que ficar orando o tempo todo a fim de tentar convencer o Senhor de nos abençoar. A responsabilidade é nossa. Se não falamos, Ele não pode cumprir o que prometeu (Hb 10.23).
Temos de falar como Ele declara, e não como o homem normal, o qual é vendido ao pecado e, por isso, dominado pelo inimigo. A nossa palavra tem de ser sempre “sim, sim” e jamais “talvez”, “quem sabe” ou “não sei” (Mt 5.37). Sabemos que passamos da morte para a vida e o poder do Senhor opera em nós; portanto, não há o que temer ou por que vacilar (Jo 5.24). Afinal, o Pai fez Jesus habitar em nós, e isso é a esperança da glória de Deus (Cl 1.27). Não é bom frustrá-Lo nunca.
Não temos de agradar aos homens que não creem em Deus nem aos fanáticos de qualquer credo. A nossa missão é cumprir o que Ele nos deu para fazer: levar o Seu poder aos necessitados e oprimidos. A ordem dEle é que ajudemos sofredores a encontrarem o caminho da felicidade. Afinal, o Onipotente nos enviou a realizar as mesmas obras que Jesus começou a fazer (Is 61). Só temos uma opção: imitar o Mestre.
Sempre agrade ao Senhor, que o amou e Se revelou ao seu coração. Ele o chamou para continuar a obra dEle, e, se você não se prontificar, estará desagradando-Lhe, e isso não é bom. Siga firme em sua chamada, pois o Pai estará com você aonde quer que Ele o envie. Seja corajoso e intrépido, pois o Todo-Poderoso jamais o abandonará. Ao seguir os passos de Jesus, você andará por um caminho plano e reto.
Lembre-se de que Deus prova o seu coração; portanto, quando surgir alguma proposta para pecar, recue! Não permita nem que seu coração examine tal possibilidade. Se deixar o diabo usá-lo, para nada será aproveitado. O Senhor só pode usar a pessoa que Ele recriou em Cristo, se ela continuar firme na posição que Ele a colocou. Seja sábio, pois é melhor andar com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário