quinta-feira, 6 de março de 2014

VIDA DESPERDIÇADA


Era da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou em Jerusalém oito anos, e foi-se sem deixar de si saudades; e o sepultaram na Cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis. 2 Crônicas 21.20


Jeorão, a quem o versículo se refere, era filho de um homem que soube servir ao Senhor, mas, ao se tornar rei, não aprendeu essa virtude com o seu pai. O mesmo tem ocorrido com muitos que, apesar de terem o pai natural ou o da fé como verdadeiros homens de Deus, não conseguiram seguir o caminho da felicidade, com o bom exemplo deles, e se deram ao pecado. Quem prefere o erro descobre que sua escolha o levará à perdição eterna e, enquanto estiver por aqui, ficará sem a proteção divina.
Não desperdice o seu tempo de reinar, pois, se o fizer, o Senhor não confirmará o seu reinado, e você terá todo tipo de problemas. Quem não está se portando como soberano em todas as áreas do viver deve verificar se está entregando-se à impiedade. Pouco adianta gritar contra o mal, declarar-se salvo e viver louvando a Deus, ou até pregando o Evangelho, se deixa o diabo aninhar-se em algum setor da vida.
Independentemente da missão que lhe é dada na obra divina, você foi feito rei em tudo que lhe diz respeito (Ap 5.10). Deus o fez soberano para você cumprir com louvor as ordens entregues por Ele. Cabe a você se preparar para realizar com maestria o que lhe for determinado. Não é bom enterrar o talento, ou ser negligente, fazendo a obra sem cuidado, pois, se for achado em falta, o preço que pagará será muito alto.
Além de ter sido um mau rei, a Jeorão soma-se o fato de ter matado todos os seus irmãos. Nesse caso, o erro pode ter-se originado em Josafá, o qual permitiu ou autorizou o casamento do seu primogênito com a filha de Acabe e Jezabel, que eram servos do diabo. Com isso, tanto seu filho homicida como o povo de Judá haveriam de pagar caro por ter tal pessoa à frente da nação. Más escolhas dão ao maligno grande espaço para operar.
Sempre é preciso buscar a orientação celestial, porque, como vimos no casamento de Jeorão com a filha dos reis de Israel, uma decisão mal tomada pode trazer grandes e duradouros sofrimentos para muitos. No entanto, quem tem a orientação do Santo Espírito e a segue jamais dá ao inimigo alguma oportunidade de usá-lo. Certamente, Josafá teria feito oposição à união de sua família com a do rei de Israel se soubesse que aquilo acabaria mal.
Aparentemente, Josafá era um pai que se preocupava com seus filhos, pois, antes de morrer, deu-lhes ouro, prata e outras coisas preciosíssimas. Normalmente, isso é o que fazem os pais incrédulos. No entanto, a maior herança que podemos deixar para os nossos filhos é o temor do Senhor, mas isso ele não se importou em lhes transmitir.
Jeorão ainda andou nos caminhos maus dos reis do reino do Norte, chamado de Israel. Ele incentivou a prática da feitiçaria em Judá, o que atraiu a ira divina. Quando ele morreu, ninguém teve saudade dele. Assim acontecerá com aquele que não serve ao Senhor, pois o povo se sentirá aliviado com sua partida. Agora, como ele chegará ao Juízo eterno?

Nenhum comentário:

Postar um comentário