quarta-feira, 19 de março de 2014

COLOQUE À PROVA A SUA OBRA


Mas prove cada um a sua própria obra e terá glória só em si mesmo e não noutro. Gálatas 6.4

Há uma obra que só você pode fazer – aquela que é dada por Deus –, a qual deve ser completada com dedicação, com todo o seu coração e toda a sua alma. Ao lhe dar a missão, o Senhor o dotou de habilidades para realizá-la de modo perfeito. Também não há a menor hipótese de Ele ter-lhe ordenado algo fora da sua capacidade. Além disso, o Espírito Santo assiste todo aquele que se propõe a realizar a vontade do Senhor.
Ao ter realizado a obra em sua totalidade, não fique contente de pronto, mas ponha à prova o que você fez. Peça a direção de Deus para verificar se, de fato, executou o que lhe foi comissionado. Se sentir que ainda há algo a fazer, ore pedindo ajuda, a fim de entender o que ainda precisa ser concretizado. O Senhor não Se furtará em lhe mostrar a deficiência e o auxiliará a corrigi-la, se houver necessidade.
Compete somente a você provar se realmente fez o que devia, pois a chamada de Deus é pessoal. Ao receber a ordem, não há ninguém mais capacitado para cumpri-la, a não ser você, que foi revestido de virtude para tal. Então, empregue toda a sua fé na realização do trabalho do Senhor, a fim de não ser achado em falta. Esforce-se e faça conforme o modelo revelado a você, como aconteceu com Moisés na construção da tabernáculo no deserto (Êx 25.2–35.21).
Não tenha medo de ter glória em si mesmo, pois isso é o que as Escrituras dizem. Não peça ao Senhor que transfira a outro o que você precisa executar. Tudo o que Ele lhe manda cumprir é parte do amor dEle pela sua vida. Baraque, por exemplo, não se sentiu capacitado e impôs condições, dizendo à profetisa Débora que só iria se ela fosse com ele (Jz 4.8,9). Por causa disso, ele perdeu a glória de ter acabado com Sísera. Foi uma senhora chamada Jael que teve esse privilégio (v. 21).
Nenhum cristão deve gloriar-se em outra pessoa usada para realizar algo para o Altíssimo, considerando-a mais espiritual ou capacitada do que ele. Ora, você deve orgulhar-se de si mesmo, dando ao Senhor a devida glória por tê-lo usado. Cada um deve fazer como lhe foi ordenado e, por isso, pode gloriar-se em si mesmo e no Senhor. No entanto, quem não cumprir a obra do Pai será achado em falta e terá contas a ajustar com Ele.
Ao gloriar-se, faça-o no Altíssimo, naquilo que Ele lhe determinou ou revelou. A verdade é que uma dose de humildade não fará mal a ninguém, pois, de fato, é o Senhor quem faz em nós tanto o querer como o efetuar (Fp 2.13). Creia que não há como fracassar, visto que, ao escolhê-lo, Deus sabia quem era você e quais eram suas inabilidades. Dessa maneira, com a ajuda dEle, você pode cumprir Suas ordens, pois é Ele quem o fortalece para isso.
Tudo o que o Pai celeste nos destina a realizar é por nos amar; de outro modo, não receberíamos galardão algum. Portanto, seja qual for a obra que lhe couber realizar no Reino de Deus, seja firme e confiante, crendo que Deus já saiu à sua frente para realizá-la. Só lhe falta dizer amém e colocar-se a caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário