quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

SEMPRE DIGA A VERDADE

Fiz-me, acaso, vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4.16

Toma uma péssima decisão a pessoa que nega a verdade. Quem teve coragem de inventar um falso contra alguém, de subtrair o que é do próximo, de desonrar o seu cônjuge, deveria ter coragem para se livrar do demônio que o tentou e aprisionou. Não há nada mais perigoso do que cair nas mãos do inimigo e estar na mira de suas obras destruidoras.
O mentiroso se torna filho do diabo. Seu “prejuízo”, se você falar a verdade, será o grande lucro da sua vida. É mais lucrativo sofrer um prejuízo material por fazer a escolha certa do que se perder espiritualmente (Mt 10.39). Não adie mais a sua decisão, porque, depois, poderá ser tarde demais. Por que desprezar a orientação de Jesus e não se retratar com quem está a caminho com você?
Quando um filho de Deus lhe pedir explicações de algo, ainda que você julgue que jamais poderia contar aquele seu fracasso, não deixe de falar a verdade. Aproveite o pedido como uma oportunidade que o Eterno lhe dá. As suas orações não podem ficar impedidas, nem você pode ficar nas mãos do destruidor. O Pai há de ajudar aquele que sofrer pela Sua Palavra e pelo Seu Reino.
Ao dizer a verdade, você manifesta a justiça. Por isso, jamais engane alguém. Se lhe pedirem explicação sobre um ato seu, não erre de novo. Não deixe o diabo enganá-lo mais uma vez, inventando uma história. Se falar a verdade, o seu inquiridor poderá entender que você foi usado pelo tentador e aceitará a sua justificativa. Mas, se mentir, o Senhor não apagará a suspeita do coração dele, e ele saberá que você é mentiroso.
Paulo se fez amigo daquelas pessoas falando a verdade. Você jamais será amigo de quem você engana. O pior engano não é o fato que você fez contra alguém, mas a mentira que você diz e mantém. O inquiridor carregará a dúvida para sempre, e isso o prejudicará por toda a eternidade, a menos que você seja honesto. Portanto, jamais deixe Satanás governar sua vida. Ele tem de ficar debaixo dos seus pés.
Examine-se e veja se não tem sido mau para alguém. Se isso proceder, busque do Altíssimo a ajuda necessária para falar a verdade. Ainda que você sofra algum prejuízo por essa escolha, essa perda será imensamente menor do que a que teria falando mentira. Não se deixe iludir pelo mestre da maldade. Se tiver a porta aberta – e a negação da verdade é como tal –, ele irá conduzi-lo à morte (Rm 6.23).
Os que falam a verdade são da luz e revestem-se do Senhor. Por isso, não podem ser atingidos pelo maligno. Eles vivem na presença divina, desfrutam do amor celestial e têm sempre a sua palavra confirmada. Então, seja firme na sua fé e não permita que o criador de toda a maldade o tenha nas mãos dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário