sexta-feira, 31 de maio de 2013

LIVRE-SE DA AFLIÇÃO


Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra. Salmo 119.107

Uma das vitórias mais significativas que o inimigo obtém na vida de uma pessoa é fazê-la ficar aflita, pois, com isso, sua alma entra em agonia. Então, sem controle do que lhe sucede, ela fica aberta para as ações nocivas do mestre do engano. O aflito não pensa direito, não consegue meditar no que Deus diz e não ora como deveria. Isso porque a aflição leva-o a um sofrimento desmedido, no qual ele sabe que precisa fazer algo, mas não sabe o quê.
O salmista disse que estava aflitíssimo, o que significa que ele se encontrava em um estado de espírito em que não conseguia se controlar, e isso não é bom. Quem anda assim pode sair de casa ou cometer algo errado e triste. Por isso, se a sua alma está aflita por não conseguir algo ou por sentir que necessita fazer alguma coisa e não pode, o remédio é voltar-se para a Palavra de Deus e deixar o Senhor lhe falar sobre a solução para esse mal.
Quem está aflitíssimo precisa que o Pai o vivifique, pois só assim conseguirá sair das mãos do adversário. Deus faz a vivificação por meio da Sua Palavra. Para mim, a razão de Ele ter colocado esse Salmo na Bíblia é para que todo aflito saiba que, se orar e pedir a libertação, irá alcançá-la. Entretanto, observe que o Altíssimo faz isso por meio da Sua Palavra. Então, peça a ajuda divina e leia um Salmo ou um capítulo dos evangelhos.
Uma pessoa pode ficar fraca na mente, igual à que fica enfraquecida no corpo; então, os sintomas aparecem. Há muitos indivíduos cujo problema não é físico, apesar de estar sofrendo com alguma enfermidade física. Isso porque, quando a origem de um problema é na alma, é possível que surja doença em alguma parte do corpo. Na verdade, o estado da alma quase sempre é medido pelo que acontece no físico. Portanto, cuide do seu interior para que o exterior seja saudável.
Se você acha que alguma coisa não está boa, ou precisa melhorar, ore a respeito e não fique o tempo todo pensando nisso. Os que imaginam que algo de ruim pode lhes suceder abrem a porta para uma porção de males oportunistas manifestarem-se em seu corpo. No entanto, o coração do homem não foi feito para ficar debaixo de tanta pressão. A aflição costuma afetar a saúde de modo geral, direta ou indiretamente.
Então, entregue o seu caminho ao Senhor e confie nEle (Sl 37.5). Essa é uma das melhores atitudes que você pode tomar. Não se impaciente por nada, não se aflija por algo que não deu certo, nem se deixe levar pelas mentiras do inimigo. Seja firme e constante no que Deus lhe revela. Ao crer no que a Palavra fala, você consegue libertar-se das ameaças do inimigo. Jesus nos deixou a Sua paz, e não há quem possa tirá-la de quem crê (Jo 14.27).

quinta-feira, 30 de maio de 2013

O PLANO DOS PERVERSOS


Eles somente consultam como o hão de derribar da sua excelência; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas, no seu interior, maldizem. Salmo 62.4

O sucesso que o justo consegue na sua fé em Cristo faz os perversos arderem em ira. Entre eles, há como um acordo para derrubar o servo de Deus da sua posição. Com isso, eles consultam um ao outro para saber como isso se dará. Assim, com prazer, falam mentiras, com a boca bendizem, congratulam-se, e, no coração deles, há maldições que eles não cansam de jogar sobre o justo; sem dúvida, o plano que elaboram vem de Satanás.
O segredo é confiar somente em Deus e treinar a alma para esperar silenciosamente pelas ações divinas; com isso, o justo verá a salvação do Senhor. No entanto, se ele se desespera ou fica indignado com o que lhe acontece e parte para o ataque, usando as armas do homem natural, até pode obter vitórias, mas, no fim, constata que não era esse o plano divino. Creia: esperar no Senhor, sem se impacientar e sem abrir a boca, irá levá-lo à vitória verdadeira.
Temos o exemplo do rei Asa que, ao ser atacado pelo rei de Israel, buscou ajuda no rei da Síria, o qual se havia confederado com Israel e, aparentemente, obteve sucesso. Então, Baasa, ao ver que os sírios haviam-lhe abandonado e aceitado os presentes de Asa, retirou-se das cidades que tinha tomado de Judá. Com o material que Baasa deixou, Asa edificou duas cidades, mas o plano divino era para que o exército da Síria caísse em suas mãos.
Não importa se os perversos conjecturam como derribarão o justo; eles não conseguirão. O justo tem Deus do seu lado e, com isso, quando a unção vier sobre ele, o poder dos maus cairá por terra. Porém, se temer e buscar ajuda em quem o Altíssimo não levantou para socorrer Seu povo, ou agir igual aos perdidos, ele ofenderá o Todo-Poderoso. A única maneira de o povo de Deus vencer é buscar e seguir a direção divina.
Ora, o justo tem o Altíssimo como sua Rocha. Uma vez firmado em Deus, ele não será sacudido pelo vendaval do inimigo. O Senhor é a salvação do justo, por isso não há a menor hipótese de o filho de Deus perder alguma batalha. O segredo é confiar no que o Criador disse e usar a fé que lhe foi dada para enfrentar as ciladas do maligno e vencê-las. O justo sempre há de trazer louvores ao Senhor.
Se o que tratamos aqui é o que tem ocorrido em sua vida, não tema. O Altíssimo, que já lhe falou inúmeras vezes, vê tudo e, no momento certo, fará com que os perversos caiam. A vitória será daquele que confia no que o Altíssimo tem dito; com isso, ele não será atingido (Sl 91.7). Por que se abalar, se o Todo-Poderoso tem prometido ser seu ajudador. Siga o que sua fé em Jesus lhe diz, pois ela lhe foi dada para fazer de você um vencedor.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

ENRIQUECIDOS EM TUDO EM CRISTO


Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento. 1 Coríntios 1.5
Paulo começa essa carta aos coríntios, dizendo que dava graças a Deus a respeito deles acerca da graça do Senhor, que lhes havia sido dada em Cristo Jesus. A seguir, o apóstolo fala que, em Cristo, eles haviam sido enriquecidos em toda a Palavra e em todo o conhecimento. Isso também diz respeito a todo aquele que o Pai tem chamado, santificado e ungido para ser ministro do Novo Testamento.
Pense bem: em tudo fomos enriquecidos, o que quer dizer que não há miséria espiritual em nossa conta, mas riqueza em tudo. Por isso, não há por que passar pela vida sem provar de todo o poder que Deus tem, de Sua operação milagrosa e Sua glória excelsa. Se, em Cristo, fomos enriquecidos em tudo, então não há falta alguma em nós. Precisamos, sim, buscar do Altíssimo a orientação para usufruirmos do que Ele diz nos pertencer.
Sem Jesus, como Ele próprio disse, nada podemos fazer (Jo 15.5). Mas, nEle, somos enriquecidos em tudo e, por isso, podemos fazer as mesmas coisas que Ele fazia. Até mesmo multiplicar pães, se for o caso; transformar água em vinho, se houver necessidade, ou ressuscitar mortos, se o Senhor nos instruir para tal. Enfim, podemos mostrar ao mundo o que a fé em Cristo é capaz de realizar por todo aquele que crê.
Sejamos sinceros em reconhecer que essas palavras parecem desvario de um pregador irresponsável; no entanto, o desvario está nos ensinamentos negativos, minguados e sem sal que nos têm sido ministrados. Segundo Paulo, fomos enriquecidos em toda a Palavra; portanto, não nos falta nada que o nosso Deus tenha para dar a alguém que não nos tenha concedido. Somos ricos na Palavra que resolverá os problemas.
O Senhor não nos limitou no conhecimento. Ao contrário, Ele nos deu largueza de toda sabedoria em Cristo. O que se faz necessário de nossa parte é mais tempo na presença divina, consagração, respeito às proibições dadas por Ele, e mais desprendimento das coisas materiais. Desse modo, conseguiremos chegar aonde Deus tem-nos ensinado e levado.
É hora de mudar o jeito de orar. Temos de deixar de orar negativamente e passar a interceder com firmeza, pois, se a graça divina já nos enriqueceu, por que, insistentemente, perguntar ao Senhor se devemos ou não crer no que a Escritura diz? Se fizermos isso, será o mesmo que O chamarmos de mentiroso. O que Ele tem declarado é para ser crido e assumido como verdade completa.
Deus fortalecerá todo aquele que ousar crer de modo bíblico e se dispuser a fazer a Sua vontade. Diante de qualquer ataque do inimigo, mostre determinação, certeza e destemor, pois o que a Palavra declara é a mais pura verdade.

terça-feira, 28 de maio de 2013

NOVO TESTAMENTO


Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. 1 Coríntios 11.25

Que momento lindo! Os discípulos que participaram da última ceia com o Mestre foram informados deste evento maravilhoso: eles ouviram sobre o Novo Testamento, e a Antiga Aliança feita com Moisés não mais existiria. Agora, o Novo Pacto estava sendo selado e entrou em vigor quando, na cruz, Cristo gritou: Está consumado (Jo 19.30). Agora, estamos em uma superior Aliança, feita em melhores promessas (Hb 8.6).
Essa Nova Aliança lhe dá direitos e privilégios. Por ser filho de Deus, há dentro de você a capacidade de chamar Deus de seu Pai. Como filho, você se tornou herdeiro do Altíssimo – continuador da obra que Jesus começou a fazer – e, assim, tem direito de usar o Nome de Jesus para entrar na presença divina e repreender as obras das trevas, pois, em Cristo, você pode realizar as mesmas coisas que Ele realizava.
O Novo Testamento era tudo de que o homem precisava para ser salvo. Após o sacrifício do Salvador, não mais haveria separação entre Deus e Sua criação. Agora, assim como Jesus dizia que Ele e o Pai eram um, se você estiver em Cristo, também será um com o Senhor. Quando a unção está sobre a sua vida, você age como se não fosse mero homem, mas como o próprio Jesus agia. Aquele que está em Cristo pode fazer o mesmo que o Filho de Deus fazia (Jo 14.12).
O Novo Pacto nunca envelhecerá, não precisa ser melhorado nem remendado. Ele supre com largueza todas as suas necessidades. Estando nEle, você pode lutar contra as forças das trevas e vencê-las. Não há como não trazer Deus em ação, se o que você precisa é crer no que o Pai revela em Sua Palavra e ordenar que assim seja. Agora mesmo, tudo o que determinar sob a revelação virá até você.
O melhor é que você foi feito ministro do Novo Testamento. Sendo assim, se fechar a boca, o povo nada receberá; mas, se assumir seu lugar em Cristo e determinar as bênçãos, Deus será com você como foi com Jesus. De fato, você pode tudo em Cristo que o fortalece (Fp 4.13). Ele é o Mediador desse pacto e, quando você faz a sua parte, o Senhor cumpre a dEle. O que lhe falta para conseguir sua bênção?
Não frustre o Altíssimo; afinal, Ele sabia o que fazia quando o chamou para ser parte desse Pacto abençoado. Agora, tudo de que precisa, ou venha a precisar, será dado a você se apenas confiar no que o Pai lhe mostra na Palavra. Aquilo é o que você pode fazer. Todo o poder de Deus espera que você aja dentro dos limites da Nova Aliança, a fim de que ele entre em operação em seu favor.
Por que deixar, então, para depois, se você é ministro do Novo Testamento? Vá e tome posse do que é seu. Deus honrará tudo o que disse em Sua bendita Palavra.

COMO PODE SER ISTO?


Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? João 3.4

A surpresa de Nicodemos com a revelação de Jesus não deve servir de motivo de gracejo, pois, nós também, ao sermos confrontados com alguma revelação das Escrituras, não entendemos determinadas coisas. Se o Senhor não nos ensinar o que está escrito, perderemos muitas bênçãos.
Fomos recriados em Cristo para andar nas boas obras que Ele, de antemão, já nos preparou. Mas o que isso significa? Como será? Quando isso acontecer, ficaremos bem surpresos.
Não compreendo como o Senhor faz, por exemplo, um abdome “murchar” durante uma mensagem, mas já vi isso acontecer na igreja de São Paulo, enquanto pregava.
Naquela ocasião, em minha mensagem, ocorreu-me que deveria dizer que o Deus da Bíblia não é bandido. Então, um senhor, com uma barriga que, segundo ele, batia no joelho (para poder andar, ele usava um tipo de suspensório), sentiu uma alegria tremenda com aquela palavra, e sua barriga voltou ao normal.
Outro caso foi o de Sandra, que se havia acidentado e tido grande parte do corpo queimado. Ela ficou com a mão direita 18cm menor que a esquerda. Era uma sexta-feira, reunião das 14h. Quando terminei a oração, perguntei: “Quem, na galeria, foi curado?”. Ela saltava de alegria. Então, pedi que descesse e nos contasse o que lhe acontecera. Toda emocionada, ela dizia: “Isso é incrível, pois é a primeira vez que venho aqui e recebo um milagre deste”.
Quando eu tinha 11 anos de idade – era filho de um pedreiro, bem pobre mesmo –, vi televisão pela primeira vez. Gostei do que vi na telinha e, então, dei as costas para a TV e fiquei olhando o povo que parecia todo hipnotizado. Assim, como já era de Jesus, eu disse: “Senhor, esse negócio de televisão é bom mesmo. Não tem ninguém falando do Senhor ali. Vou Te fazer uma promessa: se Tu me deres condições, um dia vou estar ali falando de Ti”.
Talvez, ao ouvir algo de Deus que o marcara, você tenha questionado: “Como pode ser isso?”. Bem, os assuntos espirituais revelam-se espiritualmente, pela sabedoria e pelo poder divino. Sei que o Pai celeste está chamando muitos para representá-Lo nos anos que virão. Aquele que for convocado não deve deixar o inimigo enganá-lo, pensando que não tem condições de cumprir a ordem divina; pois, quando o Senhor chama alguém para uma obra, Ele mesmo a fará. É preciso crer.
Quem era Elias que desafiou Acabe? Quem era Davi para lutar contra o leão e o urso e, depois, contra o gigante. Deus já tirou água da rocha, extinguiu a violência do fogo, fechou a boca dos leões e está pronto para operar em todo aquele que crê no que Ele diz.