quinta-feira, 18 de julho de 2013

CUIDADO APÓS GRANDES SUCESSOS


Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou Davi a numerar a Israel. 1 Crônicas 21.1

Os israelitas, sob o comando de Davi, haviam obtido grandes vitórias; reinos após reinos tinham sido vencidos pelo filho de Jessé e seu exército. Com isso, sua fama cresceu muito. As nações que se lançavam a guerrear contra ele eram derrotadas e tornavam-se tributárias ao reino de Israel. É bom ser vitorioso, mas a humildade deve ser a marca dos filhos de Deus, em tudo e em todos os tempos.
A vitória nos enche de alegria e faz-nos sentir fortes. Mas, se o vitorioso não tiver uma boa estrutura, é capaz de creditar a vitória à sua força, o que demonstra que o orgulho que precede a queda já entrou em seu coração (Pv 16.18). Pelos séculos, isso tem ocorrido com muitos servos do Senhor. Esse espírito é uma das armas do Inferno para impedir que os campeões de Deus continuem a vencer. Vigie para que você também não venha a cair (Sl 19.13).
Não importa o que nos esteja acontecendo. Quer sejam tempos maus, quer bons, o importante é estarmos em comunhão com o Altíssimo. Sem isso, o servo de Deus cairá nesta ou em outra tentação. De um lado, está o Senhor que deu a vitória e não é reconhecido; do outro, está o diabo que sabe que, se fizer o vencedor se orgulhar, irá tirá-lo das mãos de Deus e colocá-lo sob suas garras.
Davi não percebeu que aquele seu desejo não era bom. Não sabemos o que se passou em seu íntimo, quando decidiu mandar contar o seu povo. Será que pensava em guerrear contra o império assírio e o egípcio e, assim, tornar o seu reino a principal potência mundial? Isso até poderia ser feito, se o desejo viesse do Altíssimo. A mesma tentação tem ocorrido com muitos cristãos, e, infelizmente, muitos têm caído.
Coloque o que vier ao seu coração aos pés do Senhor. Contudo, ainda que esteja convicto de que aquilo é de Deus, espere que o mesmo seja confirmado pela boca de duas ou três testemunhas. Além disso, sempre peça e busque a humildade. Esse atributo deve ser como uma coroa sobre a sua cabeça. Se o Pai o usa, Ele o faz por misericórdia. Se Ele o colocou na liderança, seja servo dos demais (Mc 9.35b). Vigiar e orar são conselhos de Jesus (Mc 14.38a).
Nunca despreze o Altíssimo; se o fizer, já terá caído em tentação e o preço que pagará por tal atitude será alto. Ainda que consiga uma ou muitas vitórias sem a ajuda divina, creia, isso não compensa, pois o diabo se enfurecerá com suas conquistas e o atacará. Não há nada melhor do que estar abrigado em Deus (Sl 46).
O inimigo só não consegue atingir um vencedor, quando este foi e continua sendo ajudado pelo Altíssimo. Além disso, o Senhor tem compromisso com quem Lhe serve e com tudo o que diz respeito à vida dos Seus. Ele prometeu que não cairá um só fio de cabelo nosso sem Sua autorização (Mt 10.29,30). Com humildade, seja sempre servo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário