domingo, 12 de maio de 2013

O HOMEM NO ESTADO NATURAL


Atende ao meu clamor, porque estou muito abatido; livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu. Salmo 142.6

Na tradução atualizada, a expressão muito abatido é traduzida por muito fraco. Esse é o retrato do homem natural, quando não tem a assistência do Espírito de Deus. As lutas do dia a dia, as tentações e as decepções conseguem abater aqueles que não sabem tirar da fraqueza força. A saída é clamar ao Senhor para que atenda ao nosso clamor e nos livre dos nossos perseguidores, os quais são mais fortes do que nós.
Clamar a Deus não significa propriamente gritar em voz alta, mas exprimir um pedido firme e profundo, proveniente do nosso interior, com mais força que o grito natural. Essa é a oração que, fundamentada no que Deus fala em Sua Palavra, é atendida. Sem dúvida, foi assim que Ismael, filho de Abraão e Agar, orou no deserto em busca da ajuda divina, e foi sob a direção do Senhor que Davi escreveu o pedido desse Salmo.
Os adversários de Davi não eram mais fortes do que os nossos, e o salmista aprendeu que o clamor o ajudaria a se livrar deles. Ora, os que não fazem tal pedido caem nas mãos desses seres perversos, cujo propósito é matar, roubar e destruir (Jo 10.10a). O Altíssimo sabe de tudo o que ocorre conosco e, quando oramos a Ele pedindo ajuda, Ele pode entrar em ação e nos libertar. Deixar de clamar é o mesmo que decretar a própria derrota.
Se o perseguidor moral ataca uma pessoa, não adianta ela ficar dizendo que não vai cair. Quando ele vem para tentar alguém, traz consigo as ferramentas do Inferno que já fizeram muitos sucumbirem à tentação; ao mesmo tempo, os demônios são enviados para cumprir o plano de Satanás. O perseguidor só não acabará com a pessoa que ele pretende oprimir, se ela clamar a Deus, o qual, prontamente, irá socorrê-la.
Da mesma forma age o perseguidor da área financeira. Se você não se livrar dele, sua vida será tão miserável, que você chegará a amaldiçoar a Deus, que nada tem a ver com a sua infelicidade. O remédio inicial é ver onde você caiu, ou que porta abriu para o diabo se aproximar. Isso é possível pela Palavra. O ato seguinte é abrir o coração e pedir a ajuda divina, pois o Senhor é Refúgio, Fortaleza e Socorro (Sl 18.2).
Por fim, quando há perseguidores, você se sente fraco espiritualmente; então, sem forças e sem poder, não consegue resistir. Contudo, ao clamar ao Pai, no mesmo instante, Ele começa a fortalecer você; então, com a fé firme, repreenda toda força infernal. Sem dúvida, os que colocam a fé no Todo-Poderoso são fortificados de tal modo que o inimigo, por mais preparado que esteja, será envergonhado e derrotado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário