terça-feira, 23 de abril de 2013

COMO MANTER O SEU REINADO


Amor e fidelidade preservam o rei, e com benignidade sustém ele o seu trono. Provérbios 20.28 – ARA

A Palavra declara que o Senhor Jesus, com Seu sangue, comprou-nos para Deus (Ap 5.9). A seguir, Ela afirma que fomos feitos sacerdotes – ministros das bênçãos divinas e reis – soberanos sobre a nossa vida (v. 10a). A Escritura termina essas informações, dizendo que devemos reinar sobre a Terra (v. 10b). Quando um cristão lê tais declarações, alegra-se e louva a Deus pelo que lhe foi feito; também não é para menos, não é verdade?
No início, sob o fogo dessas revelações, o cristão passa a viver como Deus quer, mas, depois, por se acomodar na fé, ele vê suas determinações não funcionando, os problemas surgindo e, apesar de orar, chorar diante do Senhor e jejuar, as coisas não acontecem como ocorriam no início. Será que ele foi deposto, ou aquilo era só para o começo da caminhada cristã, como se o Pai o quisesse comprar com promessas vazias?
Na verdade, sem o conhecimento de como manter seu reinado, o cristão acha que seus problemas serão resolvidos para sempre e, com isso, já não ora mais, não se consagra e, em alguns casos, deixa-se levar pelas mentiras do inimigo, que lhe diz uma porção de coisas que, como tudo o que sai da boca dele, são mentiras. Então, ao tentar rechaçar algum ataque do diabo, ele se vê perdido, pois a sua ordem não se cumpriu.
Nesse versículo de Provérbios que estamos estudando, o Senhor revela que há duas virtudes que precisam ser praticadas pelo rei; do contrário, o reinado dele não será preservado. A primeira delas é o amor, que se traduz por ter os mandamentos de Deus e guardá-los. Aquele que não os tem e não os cumprem não ama o Senhor (Jo 14.21).
Quando amamos o Altíssimo, também estamos amando o próximo, pois isso é o resumo de todos os mandamentos.
A segunda virtude que preserva o rei e seu reinado, mantém sua autoridade e o leva a obter só vitórias é a fidelidade. O rei que não é fiel ao que lhe compete fazer, que faz distinção entre as pessoas e visa apenas ao próprio benefício percebe que isso faz com que ele não seja preservado. O diabo pode tentar destruí-lo de todos os modos, mas Deus, que é fiel, não permitirá que ele e tudo o que lhe pertence sejam tocados.
Para terminar, o Espírito Santo usou o escritor de Provérbios para dizer que, com benignidade – o ato de ser bom, indulgente – o rei sustém seu trono. Agora, veja se você tem sido esse tipo de pessoa, ou tem se deixado levar pelas tentações e vivido só para você. Não se esqueça de que, se você se calar, Deus levantará outro para ocupar seu lugar. Portanto, seja fiel e firme no cumprimento do seu dever, e o Senhor honrará sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário