segunda-feira, 15 de abril de 2013

COMO EDIFICAR A CASA


Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma; e pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as substâncias preciosas e deleitáveis. Provérbios 24.3,4

Temos aqui as direções para edificarmos a nossa casa, que é templo do Senhor. A primeira delas é a sabedoria, sem a qual nossa moradia não será edificada. Em seguida, precisamos da inteligência para que nossa casa seja firmada e, por fim, do conhecimento, que nos ajudará a enchê-la de substâncias preciosas. Com isso, ocuparemos o nosso lugar no mundo espiritual para cumprirmos a missão que Ele nos deu e sermos uma bênção.
Tiago declara, em seu livro, que quem tem falta de sabedoria deve pedi-la, pois ela lhe será dada (Tg 1.5). Sei que preciso muito dessa virtude, pois reconheço que ela não é abundante em mim. Porém, como almejo edificar uma casa forte e firme contra as astutas ciladas do inimigo, não posso abrir mão do que a Palavra diz. A revelação afirma que a casa se edifica com sabedoria; se houvesse outro meio, este nos teria sido revelado.
A inteligência é necessária para firmarmos a casa que foi edificada. Não basta termos conseguido construí-la; ela precisa ser fixada. O meio de conseguirmos tal dom é o mesmo que temos de utilizar para obtermos sabedoria: alçar a voz em súplica. Portanto, faça isso agora mesmo, com fé e determinação, pois o Senhor não nos diria nada que não nos quisesse dar. A sua casa precisa ser edificada e firmada sobre a Rocha eterna.
Meditando na Palavra, você conseguirá o entendimento, o qual é importante para todas as câmaras do seu interior serem cheias dos bens preciosos e deleitáveis. O Senhor não sonega bem algum aos que andam retamente (Sl 84.11) – agem sobre o que está registrado nas Escrituras. Com eles, você não deixará que prospere nenhuma ferramenta preparada pelo diabo para atingi-lo (Is 54.17).
O que Deus lhe dará para encher os lugares do seu armazém é de grande proveito, pois, como sabemos, o inimigo anda ao nosso derredor, bramando como leão, procurando algum de nós para tragar (1 Pe 5.8). Às vezes, Satanás traz desejos de adultério, prostituição, desonestidade, orgulho, vaidade etc. Porém, se o interior da sua casa estiver repleto de coisas valiosas e deleitáveis, você será uma bênção em todos os sentidos.
O que Deus dá é precioso e satisfaz. Com essas armas, você enfrentará qualquer ataque infernal e o subjugará. Ainda que o adversário se esforce ao máximo para atingi-lo, mantenha-se firme e calmo, pois, assim, você terá poder para inutilizar todos os seus perversos intentos. Os dons divinos dão prazer. Tanto a sabedoria como a inteligência e o conhecimento são concedidos a quem teme o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário